Prémio Nacional Multimédia

APMP - Associação Multimédia

Comunicado de André Sendin, Presidente da Direção da APMP - 2 de junho de 2014

Porque queremos fazer mais e melhor, para conseguirmos reforçar a promoção da criatividade multimédia, fazendo da inovação um caminho para a sustentabilidade e eficácia económica do sector, estamos a preparar a 9ª edição do PRÉMIO NACIONAL MULTIMÉDIA com algumas alterações.

Neste sentido, a APMP irá anunciar oportunamente a restruturação desta iniciativa, bem como as novas datas para as diversas fases de candidatura ao PRÉMIO NACIONAL MULTIMÉDIA.

Mantenha-se informado, subscreva aqui a newsletter da APMP

Imprimir

6ª Edição do Prémio Nacional Multimédia - 2011

Na 6ª edição, foram recepcionadas 153 candidaturas de diferentes áreas, este número superou as expectativas da organização e é demonstrativo do carácter inovador e empreendedor dos portugueses.

A 6ª edição, do PRÉMIO NACIONAL MULTIMÉDIA teve a entrega dos prémios, numa cerimónia a 30 de Junho de 2011 no Museu da Electricidade.

Os Vencedores da 6ª edição:

Categoria Plataformas e Suportes Tecnológicos

Vencedor: RTP, com o projecto "RTP Play - Televisão e Rádio em directo e On demand";
Finalistas: Birdhaolic, da Ubiwhere; e Wizi SMS Location, da Wizi to Find

Categoria Informação e Comunicação

Vencedor: Restart - Instituto de Criatividade Artes e Novas Tecnologias, com o projecto "Site Restart"
Finalistas: "MuseusPortugal.org", da Sistemas do Futuro - Multimédia, Gestão e Arte; e TV Amadora, da TV Amadora

Categoria Educação e Formação

Vencedor: EPI- Escola Profissional de Imagem” com o projecto "Visita Virtual EPI"
Finalistas:  Sapo Campus, da Universidade de Aveiro e PT Comunicações/Sapo; e Um saber de Experiencia feito, da Escola Profissional Cristovão Colombo

Categoria Entretenimento

Vencedor: Filmografo, com o projecto "Conto do Vento"
Finalistas: Billabong Surf Trip, da Biodroid Entertainment; e Luzes, Câmara…Tortura! de Marta Quelhas

Categoria, Arte e Cultura

Vencedor: Nox - Makeround , com o projecto "Apresentação Multimédia Interactiva do Museu da Electricidade"
Finalistas: AV CLASH, de Nuno Correia; e Nuve, de João Martinho Moura

Categoria Prémio Sony Escolas HD

Vencedor: Bernardo Almeida Santos Gramaxo, com o projecto "Quando os Monstros se vão embora"
Finalistas: "Igualdade de Género", de EPI - Escola Profissional de Imagem; e "Maiores de 65", de RESTART

O Prémio Personalidade inserido no Prémio Nacional Multimédia, tem por objectivo destacar e galardoar uma personalidade pelo seu contributo para o desenvolvimento da Sociedade da Informação. A existência deste prémio, por nomeação, revela a determinação da APMP no apoio a actividades que visem a dinamização das áreas relacionadas com a indústria multimédia e sociedade digital em Portugal.

O Prémio Personalidade da 6ª edição do Prémio Nacional Multimédia foi o Professor Doutor Carlos Zorrinho.

Carlos Zorrinho, doutorado em Gestão de Informação e Professor Catedrático do Departamento de Gestão da Universidade de Évora.

Em 2000 inicia uma carreira governativa como Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna. Mais tarde, torna-se Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, cargos que representou até 2009.

Defendendo a cultura da inovação em Portugal, neste mesmo ano, foi nomeado Coordenador Nacional do Ano Europeu da Criatividade e Inovação.  Desempenhou até recentemente as funções de Secretário de Estado da Energia e da Inovação, no âmbito do Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento.

O seu reconhecimento público ultrapassa fronteiras e em Espanha recebeu a Ordem de Mérito Civil, uma distinção que visa premiar as virtudes cívicas dos funcionários ao serviço do Estado, assim como os serviços extraordinários dos cidadãos espanhóis e estrangeiros a bem da nação.

Carlos Zorrinho… o protagonista da mudança... o inspirador de uma nova política para a era da globalização, assente na inovação, no conhecimento, na sustentabilidade… o nosso Prémio Personalidade 2011.

O Júri da 6ª edição do Prémio Nacional Multimédia, foi composto mais uma vez, por personalidades de reconhecida competência e prestígio em Portugal, tendo como Presidente, Francisco Miguel, Presidente da APMP, António Bob Santos, ex -Coordenador Adjunto para o Plano Tecnológico; Artur Correia da SONY; José Vital Morgado do AICEP; Luis Serpa da Plataforma para as Industrias Criativas e Ivan Franco vencedor do Prémio Personalidade na edição anterior.

A apoiar o Júri esteve ainda o Comité de Selecção do qual fizeram parte Rui Lança, Miguel Maio, Vitor Marques, Pedro Amaral, André Sendin, aos quais cabe a decisão final sobre a passagem dos cinco melhores projectos de cada área à fase seguinte: a avaliação do Júri.

Promotor Apoio Institucional Patrocinadores Televisão Oficial

APMP

logo ta

Rumos

Porto Editora

Priberam

Sony

Etic - Escola Técnica de Comunicação e Imagem

cmtv


Parceiros:       

Cofina

duvideo vertica

CI-Global Media
javali-100

7App Digital Agency

Webwise